Saiba quais os cuidados com a gestação da cadela

Saiba quais os cuidados com a gestação da cadela

04
set

32 Likes

0 comentário

A gestação em cadelas dura em torno de 58 a 62 dias. Nesse período, a mamãe deve ter atenção redobrada do tutor, para que tanto ela quanto os filhotes, se mantenham saudáveis. Após 30 dias da cruza, é recomendável um ultrassom para saber como a gestação está se desenvolvendo e ver o número de filhotes.
Nesse período, sua necessidade energética e nutricional é maior, portanto é indicado mudar sua ração para uma ração de filhotes, por exemplo. Deixe à disposição água fresca. Banhos podem ser mantidos até uma semana antes do parto, porém, se isso é um fator estressante para ela, diminua sua frequência pois isso pode desencadear um parto precoce. As cadelas prenhes devem ser vermifugadas após 45 dias de gestação e vacinas não são recomendadas durante esse período.
Para ter maior segurança nesse momento, faça o acompanhamento da gestação da sua cadela com um veterinário. Lembrando que algumas delas não conseguem parir naturalmente, sendo necessário recorrer a uma cesárea. Esse também é um dos motivos para se ter um veterinário acompanhando o processo de perto.

deixe seu comentário